Carregando...

Consultoria Financeira


É um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido, proveniente das atividades operacionais.

Os principais objetivos da Gestão Financeira são:

Análise e planejamento financeiro: Analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias.

Boa utilização dos recursos financeiros: Analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis.

Crédito e cobrança: Analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos.

Caixa: Efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa.

Contas a receber e a pagar: Controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais. Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.

Etapas da consultoria de Gestão Financeira
  • Análise inicial e estabelecimento de metas;
  • Análise preliminar do projeto e definição dos objetivos da consultoria (metas);
  • Diagnóstico detalhado;
  • Diagnóstico detalhado de todos os demonstrativos financeiros e contábeis da empresa;
  • Elaboração de planejamento financeiro;
  • Analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
  • Monitoramento;
  • Acompanhamento das ações propostas.